terça-feira, 15 de novembro de 2011

O SUS é da conta de quem?




Programa de Saúde da Família A qualidade do atendimento no Sistema Único de Saúde também é responsabilidade nossa. Sim, os políticos têm culpa pelas ineficiências atuais. Agora, a agressão covarde de mandar o Lula se tratar no SUS não é debater política.

Por que covarde? Porque é fácil compartilhar essas fotinhos pelo Facebook, protegidos do debate em casa. Mas não passa de serviço de alienado. Contribuir politicamente para o avanço da sociedade tem suas instâncias adequadas.

A maioria dessas pessoas sequer sabe como funciona o SUS. Sequer sabe que a melhoria do atendimento público de saúde também é responsabilidade dela.

E como cumprir nosso dever de melhorar a saúde? O Conselho Municipal de Saúde. Ele é o órgão composto por cidadãos que fiscaliza as contas da saúde e cobra medidas. A Prefeitura é obrigada a prestar contas e se explicar ao COMUS.

Está na hora de sairmos desse comodismo, achando que tudo depende dos políticos, que tudo é culpa deles. Se depender deles, não teremos o país que queremos – talvez o que mereçamos. A responsabilidade por construir um país melhor é nosso. É preciso agir, e perder alguns capítulos da novela.

Procure o COMUS da sua cidade.

Nenhum comentário:

Receba as atualizações do meu blog no conforto do seu e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail e clique em "Subscribe":

Delivered by FeedBurner