terça-feira, 8 de novembro de 2011

Lula no SUS, FHC no INSS?




Política, religião e futebol não se discutem, certo? Errado.

Acho que a única coisa que não se discute é futebol. A não ser por mera diversão. Discutir política e religião ajuda na formação do homem.

O problema é que discutir política não tem passado de mera troca de ofensas apaixonadas. É difícil conseguir debater o assunto de forma madura e produtiva.

Nestas semanas estamos acompanhando as trocas de agressividade com as campanhas de “Lula no SUS” e “FHC no INSS”. O que significam esses compartilhamentos? Nada mais que isso. São da inutilidade caracterísitca da maioria das coisas que circulam no Facebook.

Não é isso que vai resolver o nosso problema. Essas “discussões” não ultrapassam essa fina superficialidade da agressividade “futebolística”. É como se cada um estivesse discutindo futebol na mesa do bar.

A maioria dessas pessoas reproduzindo essas imagens acredita mesmo que se o político fosse para o SUS ou recebesse para o INSS, melhoraria alguma coisa. Primeiro, eles não vão mudar a lei nem a Constituição para isso. Isso não vai acontecer.

Debater política é dever de todos. Mas isso exige um mínimo de acompanhamento da situação política geral, municipal, estadual, federal e mundial. É complicado? É. Mas as decisões nessas esferas, participemos ou não, influenciam a nossa vida.

O que melhora o SUS e o INSS é mais verba, melhor gerenciamento, menos corrupção. Para que o político pense nisso, é preciso que o cidadão pense nisso. Pense.

Debater política é se informar e, segundo, ser construtivo. Temos que buscar discursos que agreguem algo. Alguém aí do Facebook está acompanhando o debate atual sobre reforma política? Isso sim é mais importante que “Lula no SUS” ou “FHC no INSS”.

Nenhum comentário:

Receba as atualizações do meu blog no conforto do seu e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail e clique em "Subscribe":

Delivered by FeedBurner