domingo, 13 de novembro de 2011

A saúde de Paraibuna



 Nestas semanas, a sociedade tem cobrado do ex-Presidente Lula que faça seu tratamento pelo SUS. Além de uma inutilidade política tamanha, não passa de mera agressão de baixo nível. Os políticos têm culpa, sim, pelas deficiências atuais do sistema. Mas o modelo do SUS é participativo. Em Paraibuna, quem participa? Você, não.

O Conselho Municipal de Saúde, ou COMUS, é o local onde cidadão fiscaliza os gastos e realizações municipais no âmbito da saúde e pode propor e cobrar medidas que entenda necessárias. Ele tem composição paritária: metade são representantes da administração pública, metade da sociedade.

É lá que se discute se os investimentos em saúde estão satisfatórios. Se há dúvidas, o Prefeito, a Diretoria de Saúde, tem que se explicar. E discute-se as filas do posto de saúde, o atendimento da Santa da Casa, a distribuição de remédios, a equipe de saúde que visita a nossa casa.


Avanços e deficiências em Paraibuna

O COMUS de Paraibuna, aos poucos, tem conseguido alguns avanços. Mensalmente, o Prefeito encaminha um relatório dos gastos com saúde, claro e detalhado. Por meio desse documento, que tem que ser aprovado pelo COMUS, é feita a fiscalização.

Há deficiências nessa relação ainda, claro. Por exemplo: as infames audiência públicas, que não me canso de reclamar aqui, como em “Paraibuna opaca” e “A democracia sem povo deParaibuna”. Além dos horários inacessíveis ao público, sequer os conselheiros são avisados. Essas audiências são realizadas de forma protocolar no Município, apenas para cumprir determinação legal junto ao Tribunal de Contas.

Outra deficiência é a dificuldade em receber atenção da equipe do Prefeito. Dificilmente eles aparecem a uma reunião para explicarem algum ponto do aspecto financeiro. Inclusive, prestação de contas periódica que deveria ser feita junto ao conselho, não ocorre. É o desrespeito tradicional que os governos, lamentavelmente, ainda dispensam à população.

Mas o COMUS está se fortalecendo.


Agora só falta você

São 12 vagas para compor o grupo. Os seis representantes da Prefeitura estão lá, fazendo um ótimo trabalho. Mas, do lado do cidadão, são apenas dois membros. Ou seja, ainda faltam quatro. Por quê? Por negligência sua.

É fácil para nós reproduzir no Facebook agressões covardes como mandar Lula se tratar no SUS. Ele simplesmente está sendo tratado pelo plano de saúde dele - como muitos de nós somos e seremos tratados. Mas a maioria da população depende do SUS. E culpar político é fácil. Cumprir com nosso o dever de participar... é outra história...

Já tratei da dificuldade que o paraibunense tem de participar da vida pública em “Juventude Paraibunense transviada”.

Assim, além de esbravejar contra a saúde do Município, seria ótimo participar. Não adianta, a sua casa ou o boteco não é lugar para reclamar. Isso é covardia ou ignorância. Se realmente se importa, procure se informar sobre o COMUS. Está faltando você lá. E, claro, cobre dos políticos, mas seja lúcido. Bravatas não passam disso.

Esse debate se desenvolverá na minha coluna no Guia do Vale Mais, nessa segunda-feira.

2 comentários:

Joel Reis disse...

Parabéns pelo exelente paralelo entre duas questões atuais; Primeiramente o desrespeito ao presidente Lula, juntamente com a falta de participação da sociedade em questões tão importantes a todos. Inclusive considero um problema crônica da sociedade brasileira a questão da não-párticipação-social, ora pelo desinteresse dos cidadãos, ora pelo negligênciamento dos políticos ao estimulo a participação.

Adorei tb a tirinha que acompanhou o post.

Rogério Faria disse...

Joel,

Valeu pelo comentário. E essa participação social que podemos instigar pelos nossos blogs.

Abraço.

Receba as atualizações do meu blog no conforto do seu e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail e clique em "Subscribe":

Delivered by FeedBurner