terça-feira, 13 de setembro de 2011

A nova Tamoios



Filipe Manoukian
São José dos Campos 

Ainda recheado de incertezas e ceticismos, o projeto de duplicação da Rodovia dos Tamoios (SP-99) começou a ganhar corpo. Ao menos, a promessa deixou o campo das ideias para se tornar um desenho palpável, à primeira vista arrojado. A duplicação prevê a construção de uma nova pista ascendente no trecho de serra. O objetivo é que o atual traçado, famoso pela sua sinuosidade, seja usado somente por aqueles que estiverem a caminho da praia. Na hora de subir a serra, a novidade: o motorista se deparará com uma pista totalmente nova, quase sem curvas, constituída inteiramente por túneis e viadutos.

É a primeira vez em quase 17 anos que a duplicação da principal ligação entre o Vale do Paraíba e o Litoral Norte excedeu os limites de um discurso, transformando-se em engenharia, com desenhos, planilhas e números. A obra é promessa recorrente dos governos tucanos no Estado desde 1995. Antes de assumir o Palácio dos Bandeirantes pela segunda vez, em janeiro deste ano, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) –político com berço eleitoral em Pindamonhangaba– garantiu que uma das prioridades em sua gestão seria viabilizar a duplicação.

A inspiração para o novo trecho de serra da SP-99 veio do traçado da Rodovia dos Imigrantes (SP-160), principal acesso entre a capital paulista e a Baixada Santista. A engenharia do projeto, baseado em túneis e viadutos, é conhecida como “obra de arte viária” entre especialistas. O esboço da futura Rodovia dos Tamoios mostra que na nova pista do trecho de serra, que terá 17,6 quilômetros de extensão, serão construídos cinco túneis (que juntos totalizarão 12,6 quilômetros) e outros nove viadutos (com 2,3 quilômetros de extensão). Ou seja, 71,5% do novo traçado serão compostos por túneis e 13% por viadutos.

Fonte.

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