domingo, 18 de setembro de 2011

Para que serve um vereador?


Na última sessão da Câmara Municipal de Paraibuna, os vereadores aumentaram o subsídio (salário) deles em 30%. Acredito que não houve excesso, sendo o valor razoável. De qualquer forma, alguns paraibunenses ficaram indignados.

Desde a legislatura retrasada, os vereadores não tinham o subsídio reajustado. A partir de 2013, ele passará dos atuais R$ 2.200,00 para R$ 2.900,00 mensais – valores aproximados.

Concordo com as palavras da vereadora Professora Helô: o reajuste é razoável ao acompanhar as correções do funcionalismo municipal. Até o momento, os servidores da Prefeitura já tiveram um aumento de pouco mais de 16%, e a promessa é de novos reajustes nessa proporção. Ao fim deste mandato do Prefeito Barros, somaria, realmente, algo próximo a 30%. É questão de acompanhar.

Mesmo seguindo esse raciocínio matemático, a população mantém-se indignada. É sempre assim quando se fala em aumento de salário do Legislativo – municipal, estadual ou federal. Vejo aí alguns motivos.


Fazer leis e fiscalizar

Primeiramente, mas não o mais importante, é costume de vermos aumentos descabidos praticados pelo Congresso Nacional, em total dissonância com os salários das classes trabalhadoras. Aí, o tema está sempre evidente na mídia nacional de forma negativa. O mesmo ocorre em legislativos estaduais e municipais.

Mas vejo como fator fundamental para a essa revolta popular a perda de identidade do Legislativo. Resumindo: Para que serve o vereador? (e deputados e senadores?) É esta pergunta que o cidadão não consegue responder – nem os mandatários.

A função deles é, basicamente, fazer leis e fiscalizar o prefeito.

Quantas leis os nossos vereadores fizeram? Na resposta, devemos excluir as leis para nomes de ruas e outras que não trazem benefícios sociais. Aqui em Paraibuna, pelo que acompanho da Câmara, são poucas. A maioria das leis, e isso até por imposição constitucional, são do Poder Executivo.


Despachadores do Prefeito

E como fiscalizar o prefeito se quase todos ali são do mesmo grupo político, e os demais estão ofuscados? (Veja o que já escrevi sobre a oposição)  Quase não há senso crítico para avaliar as ações do Prefeito. E diversas vezes os vereadores defendem a Prefeitura como se estivessem defendendo a si próprios (e não estão!?). Eles mesmos são responsáveis por uma confusão entre a figura do Poder Executivo e do Poder Legislativo. A Câmara Municipal vira mera ante-sala da Prefeitura, apenas para despachar os atos do Prefeito. Quem falou das contas públicas de 2009?

Muito da fiscalização deveria ocorrer nas audiências públicas, o que não é o caso na cidade, como já disse.

Fazer indicação não é justificativa para a atuação do vereador. Indicação é um ato pelo qual o vereador dá um “toque” no Prefeito para fazer alguma coisa. O Prefeito não tem obrigação de fazer, se justificar ou responder. Oras! Dar “toques” no Prefeito, qualquer cidadão pode fazer.

A culpa desse modelo não é dos nossos vereadores, claro. O Poder Legislativo, de modo geral no país, encontra-se engessado pela sua atual formatação. A busca de um novo modelo deveria ser preocupação dos cidadãos e, principalmente, deles, os legisladores. Se tem que fazer leis e não fazem, se tem que fiscalizar o Prefeito e não fiscalizam, como justificar para o povo que mereçam salários?

Um comentário:

João Batista de Oliveira disse...

Boa tarde

Em primeiro lugar devo esclarecer meu posicionamento votando contra este reajuste, não foi porque não merecemos pois procuro desenvolver o melhor de mim na função pública porem não justificaria votar favorável sabendo que o maior empregador do municipio é o Poder Público e na mesma sessão foram extinto os cargos de assessores o qual equivale ao valor do reajuste por assessor x vereador.
Observei que oito familias deixaram de ter algum ente empregado, este é meu ponto de vista.
No tocante para que serve o vereador realmente a que se esclarecer ou reeducar a população para melhor escolher seus representantes, o vereador além do papel de fiscalizador que é exercido por meio de requerimentos e sendo este representado pela bancada da minoria os requerimentos não são aprovados dificultando assim o processo fiscalizatorio, pois no orgão público temos que tratar com cautela e documentação em mãos.
Quando mencionado em fazer leis este vereador já apresentou dois projetos que contribui significativamente para a sociedade sendo eles " projeto de lei que autoriza o executivo a repassar auxilios as instituições escolares ou ong´s, promovendo parceria do ensino técnico." e " Projeto de lei nº 27 de 29/04/2011 que encontra-se em tramitação objetivando parceria com os produtores rurais para proteção das nacentes e córregos."

João Batista de Oliveira
Vereador

Receba as atualizações do meu blog no conforto do seu e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail e clique em "Subscribe":

Delivered by FeedBurner