domingo, 16 de outubro de 2011

Uma nova democracia para Paraibuna


andré dahmer


Em Paraibuna, nestas últimas semanas pudemos ver a força da internet para o controle social. O aumento dos salários dos vereadores, prefeito e vice, gerou uma comoção nas redes sociais, que se espalhou pelas ruas. A pressão popular gerada fez os nossos políticos assumirem publicamente o erro e revogarem os aumentos.

Tratei do assunto do aumento em “Um prefeito paraibunense vale muito” e em “A dívida com os servidores paraibunenses”.


As mídias sociais

Há uma dificuldade nesta cidade para o exercício do controle social que é a falta de informação. Inexiste aqui uma imprensa que fomente o debate político público. Não temos TV ou jornal. Vez ou outra uma Vanguarda, Band ou TV Aparecida aparece por aqui. Os jornais que eventualmente circulam no município temem esse debate, principalmente, pela falta de apoio do comércio local. Ninguém tem coragem de se comprometer.

Tratei da necessidade de debatermos a cidade em “Paraibuna se debate”.

Fica difícil o cidadão comum saber o que acontece na cidade, senão pelo boca a boca.

Aí entra a internet, em especial blogs e facebook. Foram esses os instrumentos que trouxeram dados, fomentaram o debate e disseminaram a revolta.


Uma revolução mundial

É um fenômeno mundial, que em maior ou menor proporção ocorre em todo lugar. A mídia tradicional já não é mais o intermediário necessário entre o povo e o governo. Hoje, nós encurtamos esse caminho.

A Primavera Árabe, os revoltosos europeus, o Occupe Wall Street, o “Revoga já” paraibunense são um novo fenômeno político mundial. Uma democracia cada vez mais do povo. O cidadão quer participar cada vez mais do que é seu, dizer o que vai ser feito com o seu dinheiro, o seu Estado.


Paraibuna em revolução

Ainda nos deparamos com políticos anacrônicos (aqui e no mundo todo), que fazem política tal qual era feita no século XX, ou XIX, e não assimilaram essa realidade. Leiam sobre em “Vereadores deParaibunas desconectados” e “Paraibuna, uma oligarquia?”. O tempo deles já passou. O tempo desse modelo de democracia já passou. Estamos vivendo uma nova revolução. O que virá, depende de nós.

Então, venha. Vamos mudar o mundo.

Desenvolverei este tema ainda nesta semana na minha coluna no Guia do Vale Mais.

Leia mais sobre Paraibuna.

Nenhum comentário:

Receba as atualizações do meu blog no conforto do seu e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail e clique em "Subscribe":

Delivered by FeedBurner