A internet é a nova arma democrática dos cidadãos. No mundo todo a vemos como instrumento para o questionamento de políticos, sistemas de governos, modelo de mundo. A Primaver Árabe, os revoltosos europeus, o Occupe Wall Street são os exemplos mais comuns na imprensa. Mas até nas pequenas cidades brasileiras podemos observar essas transformações.
Claro que aqui o movimento se apresenta conforme a nossa realidade. Não temos a intensidade da crise norte-americana ou européia ou das ditaduras do oriente médio. Embora os indignados de ocasião tentam elevar a “corrupção” a esse “status”; como se fosse algo externo a cada um de nós.
A revolução no vale
Em diversos municípios da região do Vale do Paraíba tivemos o aumento dos salários de prefeitos e vereadores típicos desta época do ano. Sempre aquele discurso de correção com base na inflação e tudo o mais. Ah, se o povo tivesse essa prerrogativa de votar seu próprio salário...
A mídia tradicional até trata do tema, mas não tem aquele alcance popular efetivo.
Aí, as novas redes sociais são os intrumentos que estão mudando o nosso modelo de democracia. Elas permitem que o povo troque informações, obtenha dados, se organize e se revolte como nunca antes. Uma nova praça pública!
Uma nova democracia
O nosso modelo de democracia representativa está cada vez mais anacrônico. Mais e mais o povo quer tomar as decisões diretamente. E, até que os políticos realmente entendam o que está acontecendo, o resultado será o confronto.
Não, não vou pedir que esses políticos mudem o comportamento, ou se adaptem. O tempo desses que estão aí já passou. O que vem pela frente, eu não sei. Mas o povo, armado de seus teclados dirá.
.VISITE MINHA COLUNA NO GUIA DO VALE MAIS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário