segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O mundo num tabuleiro de War



Uma das grandes estupidezes humanas é a ideia de nacionalismo. Como define Aldous Huxley em “O macaco e a essência”, nacionalismo é “a teoria de que o Estado do qual por acaso você é súdito é o único deus verdadeiro, e de que todos os outros Estados são deuses falsos”. Para o autor, que também escreveu “Admirável Mundo Novo”, este seria um dos grandes algozes da humanidade.

Na verdade, nacionalismo é o individualismo/egoísmo em escala de nação. Uma coisa é torcer para uma seleção de futebol. Outra é acreditar que basta fecharmos a porta que ficaremos bem, e que lá fora se lasque.


O preconceito

Esse tipo de pensamento, em grau exagerado, gera o extremismo. Frequentemente vemos as consequências na mídia.

Também é comum o preconceito contra imigrantes. Simplesmente por não terem nascido no mesmo país não seriam seres humanos. Com a atual crise européia, desencadeada pela crise de 2008, as restrições contra estrangeiros têm aumentado lá, inclusive com criminalização. Mas quando precisarem de mão-de-obra barata, novamente as portas estarão abertas. É o dinheiro.


Um mundo em crise

Hoje, países de primeiro mundo estão perdidos, Estados Unidos e Europa, estão tateando no escuro, ainda buscando uma saída para a crise. O problema é que cada país pensa “individualmente”, veja o exemplo norte-americano, bombardeando o mundo com dólares. A incapacidade de pensar uma solução global, culpa não só dos líderes, mas também das respectivas populações, cria um “cada um por si” que acaba prejudicando a todos. A economia é global, vivemos num mundo interpendente. Se uma economia dessas quebra, quebra o mundo todo.

Os historiadores apontam esse mesmo roteiro na crise de 1929. Na fracassada tentativa de cada país resolver por si o seu problema na sequência, sem se preocupar com os reflexos globais, encadeou a outra grande crise: a 2ª Grande Guerra.


A nova crise

Estamos indo para este caminho. Uma nova crise mundial é esperada pra breve. Vemos esses sintomas nas bolsas, nos “defaults”, que parece ser a saída até para a maior potência do mundo. Corretores de investimento restão alertado os investidores a vender as ações.


A internet já encurtou as distâncias mundiais. Falta a nossa mente perceber isso. Não somos diversas nacionalidades num tabuleiro de War, somos todos seres humanos num planeta só.


Leia mais artigos meus na minha coluna no Guia do Vale Mais.

Um comentário:

Joel Reis disse...

Extraordinária reflexão! Mas confesso que uma CRISE GLOBAL É A UNICA FORMA PARA QUE TODOS REVEJAM O ATUAL NORTE CONSUMISTA DA SOCIEDADE GLOBAL.

Receba as atualizações do meu blog no conforto do seu e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail e clique em "Subscribe":

Delivered by FeedBurner