sábado, 21 de janeiro de 2012

Os postes no meio da rua da democracia de Paraibuna


Os Malvados, de André Dahmer

Anuncio aqui as férias coletivas do departamento de política paraibunense do blog Solilóquio Insipiente até outubro, após as eleições. O debate político que começa é o de pior tipo. Por isso, estou fora.

Soa meio estranho dizer isso logo depois do que escrevi no último post Minha voz em Paraibuna, mas vocês vão entender... acho.

O propósito do que faço aqui é a discussão política “feijão com arroz”, do dia a dia. É a cidadania. Não quero derrubar o Barros. Não quero que a paixão impeça a reflexão sobre o que escrevo.

A oposição

De um lado, começa a surgir a oposição.

Há gente bem intencionada, apontando problemas reais. Mas que se excede, transformando tudo na luta do bem contra o mal. Estes devem ter mais cuidado, sendo menos agressivos e mais argumentativos, para não perderem a credibilidade. Troca de ofensas no Facebook não é saudável para um debate político.

Por outro lado, há o grupo oposicionista. Este é oportunista. Até agora não deu as caras, e está usando os cidadãos acima como “boi de piranha” na batalha política.

Que ideia defende a oposição? Ainda não sabemos. E foi assim também quando o atual grupo entrou no poder. Lembro na última campanha política os então candidatos dizendo que apresentariam seu projeto somente depois que ganhassem. Mesmo assim, ganharam.

Na verdade, o grupo oposicionista quer apenas derrubar quem está aí. Não tem projeto para a cidade. É a eterna disputa pelo poder dos grupos paraibunenses. O povo é apenas massa de manobra. Já falei da oposição em A indisposição parabunense.

E, aguardem, quando virem a composição da oposição verão que não diferenciam em nada no grupo que está na administração hoje.

Simpatizantes

Já a situação está cercada de uma massa de simpatizantes acríticos. É o que vemos no Facebook bajulando o Vice-Prefeito. São incapazes de entrar num debate político. Costumam rotular de oposição qualquer um que apareça com espírito crítico, e deixam de prestar atenção no discurso e de debater ideias.

Esse grupo é extremamente nocivo ao líder político. Cercado por eles, o administrador perde também a autocrítica, e vive numa “ilha da fantasia”, acreditando que nunca antes na história desta cidade se fez um governo tão bom, tão fantástico, tão "tudo de bom"...

Mesmo os simpatizantes do Prefeito e sua administração tem de ter o senso crítico de apontar os defeitos e, assim, realmente ajudá-lo.

Nem todos que criticam são inimigos, nem todos que elogiam são amigos.

A administração do Barros

O grupo no poder vive o seu autismo. É incapaz de se comunicar com a população, e só dá ouvidos aos bajuladores acríticos que o cercam. Rotulam os cidadãos insatifeitos de oposição e acham que assim não devem dar qualquer explicação. É a pior estratégia.

Enquanto não entram com uma plano de comunicação do século XXI, os insatisfeitos estão nas mídias sociais listando um monte de supostos defeitos e irregularidades. Várias dessas discussões poderiam nem ter nascido se a administração respeitasse a população em geral.

Custava terem se adiantado e explicado porque os postes estavam na rua no Cuba? E, depois que as críticas surgiram no Facebook, custava participar do debate explicando e provando documentalmente o que estava acontecendo, demonstrando respeito? Tiveram que esperar o fato ir para a tevê, fortalecendo os insatisfeitos e a opoisção. Por que a Vanguarda merece respostas e o povo não?

É assim que grupos caem.

Um grande estrategista de comunicação foi o Ex-Presidente Lula. Conseguiu falar com situação e oposição, destruindo essa última e conquistando uma sobrevida ao petismo no Governo Federal que vai longe. E, aos poucos, vai se estendendo a governos estaduais e municipais. Além de Lula ter feito um bom governo nacional, teve uma ótima estratégia de comunicação. E não! Não estou fazendo propaganda do PT de Paraibuna. Longe disso...

Outra dica para o Prefeito: Blogs e Facebook poderiam ser usados como meios diários de comunicação interativa. É isso o que falta, uma estratégia de comunicação interativa! Limitar-se ao site oficial e revista trimestral (os quais têm o seu propósito) está ultrapassado. Já dei essa ideia em Conectando Paraibuna, uma ideia para o prefeito.

Um dia eu volto

Não quero que a oposição use meus posts para tentar derrubar o Barros. Não quero que a situação rotule meus textos de oposicionistas, sendo incapaz de refleti-los. Também não quero cometer excessos no calor do debate.

Volto depois que a poeira abaixar. Política foi feita para se discutir todos os dias, e não apenas em ano de eleição. Pra mim, pode vencer a eleição quem for, que não vai mudar nada. Se continuarmos com essa nossa “cidadania” medíocre, não há político que evolua essa cidade.

Aos que ficam, peço senso crítico e parcimônia. Debatam ideias, não pessoas.

Precisamos de mais cidadãos, políticos já temos o suficiente.

3 comentários:

José V. Faria disse...

Otima decisão Rogerio. Infelizmente nós paraibunenses, de um modo geral, perdemos o bom senso na época de eleição. Denegrimos amigos e parentes do dia a dia para granjear simpatias com os eventuais candidatos, esquecendo-se do convivio diário. As discussões tornam-se insalubres e muitos apelam para particularidades pessoais esquecendo-se do exercio de cidadania na escolha de nossos mandatários. Lamentamos mas temos consciencia de que isso não é privilégio só de nosso municipio. O mal é nacional...
J.V.

Joel Reis disse...

Como sempre preciso em sua análise, no entanto, acho fragil a justificativa do desvio de finalidade. Discutir política local de forma crítica também é exercício de cidadania. E mais, hoje seu blog ocupa um status de midia local, equilibrada e sempre baseada em muita honestidade e respeito. Ter este status trás ao Blogão maior responsabilidade em relação a contéudo e cuidado com as relações de interesse, no entando, és fomentador de reflexões/discusões que não tem vez fora da “rede”. Julgo responsável continuar a linha crítica e esclarecedor. Sinto!

Anônimo disse...

Rogério muito bom seu comentário, sou nascido e residente aqui, essa cidade é assim. Você não pode emitir comentário qualquer sobre a política municipal que podera ser taxado de oposicionista, nossos representantes políticos vêem nos eleitores se eles são contra ou a favor do que governa a cidade, opiniões, críticas,eles não entendem e acham que o cidadão não tem o direito de expressar-se e ainda são capazes de persegui-lo.
Isso é antigo na cidade,não é de hoje e infelismente mesmo com os jovens entrando no cenário eleitoral ,isso ainda persistem em Paraibuna.
Vote-se em Paraibuna pela amizade do candidato e não por sua qualidade política e assim a vida segue......

Receba as atualizações do meu blog no conforto do seu e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail e clique em "Subscribe":

Delivered by FeedBurner