sábado, 10 de dezembro de 2011

Conectando Paraibuna, uma ideia para o Prefeito


malvados, de André Dahmer

Vai lá outra dica para o meu mundinho colorido. A Prefeitura, e a Câmara também, poderiam investir mais em uma ouvidoria ou SAC. Primeiro por telefone, um número e um servidor que fosse destinado exclusivamente para isso. Bem divulgado. E que anotasse as críticas e tirasse as dúvidas, dando respostas dentro do prazo legal de 10 dias, como prevê a nossa Lei Orgânica. Algo sem formalidade alguma.


Navegando na rede

O maior avanço seria esse serviço ser oferecido on-line. Por e-mail, blog, e redes sociais, como o Facebook. A assessoria de comunicação poderia usar o potencial da internet para bater papo com a população. Responder a críticas, tirar dúvidas, interagir mesmo.

Também poderia entrar em blogs e comentar, aos poucos eles estão se tornando arena para o debate político. A própria administração estaria contribuindo para fomentar o espírito crítico do Paraibunense e o exercício da cidadania. Seria um ganho sem igual para a cidade.

É uma postura mais ativa da administração, o contrário do que tratei em O direito à informação em Paraibuna, em que a iniciativa parte do cidadão.

A cidade precisa ser debatida, e já falei dessa necessidade em Paraibuna se debate. Também já tratei da alienação da juventude paraibunense, que pouco se preocupa com política, em Juventude Paraibunense Transviada.


A tripulação do Prefeito

Sei que as assessorias da Prefeitura e da Câmara tem competência para esse debate. Talvez precisem de uma melhora na estrutura e talvez mais algum servidor, para cumprir mais essa tarefa. Pois o ideal é que se tenha uma pessoa que só faça isso, tanto para se aperfeiçoar quanto para manter a homogeneidade na postura.

O começo desse projeto, por ser total novidade, seria meio tumultuado, claro. Talvez a população se excedesse, talvez o representante da administração falasse demais. E isso é natural exatamente por ser novidade, mas com o tempo, todos nos habituaríamos a essa rotina.

Uma lei que regularizasse, obrigando todos os órgãos públicos, isso seria fundamental para a permanência do projeto.


"O que eu ganho com isso?", me perguntariam...

Esse programa daria destaque a Paraibuna nacionalmente, com certeza. Criaria uma imagem muito boa para a cidade e traria ótima projeção política aos mandatários.

Isso que estou sugerindo aqui é inevitável. Vai acontecer um dia em todas as administrações municipais, estaduais e federal. É o século XXI. Quem for pioneiro vai se destacar.

Fingir que nada está acontecendo, não significa que nada esteja acontecendo.

          Leia mais sobre Paraibuna.


Nenhum comentário:

Receba as atualizações do meu blog no conforto do seu e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail e clique em "Subscribe":

Delivered by FeedBurner