domingo, 7 de outubro de 2012

Quem ganha com as Eleições-2012 em Paraibuna

Os Malvados, de André Dahmer

O resultado das eleições para Prefeito de Paraibuna já era esperado. Barros (DEM) foi reeleito com larga vantagem – 71,28% a 28,72%. Provavelmente, nem o João Batista (PT) esperava levar essa. Paraibuna não tinha oposição até seis meses atrás. Ninguém ganha sem trabalhar.

Se a oposição possui um projeto para esta cidade, é bom começar a trabalhar desde já. Candidatos para a situação disputar a Prefeitura em 2016 não faltam. Além do “sucessor natural”, o Vice-Prefeito Vitão (PSDB), esta eleição demonstrou que a Professora Helô (PR) ainda tem muito fôlego, sem contar a nova força representada pelo Baby (PSDB) – são os dois vereadores mais votados.

Os novos Vereadores

Na Câmara Municipal, alguns figurantes caíram foram. Além da Profa. Helô, voltam, na base do Barros, Juninho (DEM), Daniel Bananinha (DEM) e Klinger (PTB). Compondo a frente da situação, entram, além do Baby, Laurinho (PSDB), Miltinho Tomateiro (PSDB), Diego (PSDB) e Serginho da Eletrônica (PMDB).

A oposição conseguiu emplacar para vereador o Marchelo (PT) e voltar com o Dr. Fernando (PT). É pouco - reflexo da falta de planejamento e trabalho do grupo.

Abrindo parênteses, alguns vereadores da situação ainda podem assumir diretorias, provocando algumas mudanças. Tudo isso vai depender da matemática, que a coligação demotucana já deve estar fazendo.

Os vereadores que saem no fim deste ano transformaram a Câmara Municipal em uma antessala da Prefeitura, apenas despachando o que Barros mandava. Fora as polêmicas que criaram entre eles próprios, nem os dois vereadores de oposição, João Batista e Dr. Fernando, tiveram coragem de bater no ultra popular prefeito.

O futuro

Quais são as minhas esperanças? Que a próxima administração do Barros seja mais transparente que a atual. Que ele se empenhe em motivar a participação popular, lamentável em Paraibuna. Quanto à Câmara, sonho com ela legislando e fiscalizando a Administração Pública; esse é o papel dela. E seria salutar que, ao menos os vereadores de oposição, fizessem oposição.

Bom trabalho aos eleitos e boa sorte a Paraibuna!

Leiam também:

4 comentários:

Joel Reis disse...

Reestrei-a no melhor do estilo "mamão com açucar".Não seja tão superficial na sua análise.Que espero ser impublicavel, por isso o textículo.Isso que está escrito é muito sonso. Tem "nego" que foi reeleito que eu duvido que você ache um eleitor dele. O problema é que daí do Palácio da Justiça, não dá para ver.
Esquenta a mão, tá travada. Bom retorno!

Joel Reis

Rogério Faria disse...

Joel,

Valeu pelo apreço e apoio.

O clima aqui é mesotérmico com verões brandos e inverno seco

Abraço.

Rogério

Frederico A G Silva disse...

Tá bravo hein...

Rogério Faria disse...

Fre,

Para você ver como este verão está atípico.

Até.

Rogério

Receba as atualizações do meu blog no conforto do seu e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail e clique em "Subscribe":

Delivered by FeedBurner