sábado, 13 de outubro de 2012

Os novos vereadores de Paraibuna

Os Malvados, de André Dahmer

Em 2013, a Câmara Municipal tem uma maioria de novos vereadores. São seis contra os cinco reeleitos.
A expectativa é de que essa renovação influencie nos trabalhos legislativos. No mandato que se finda, no geral, deixaram a desejar em matéria de legislação e fiscalização, fora algumas exceções.

A situação
Claro que não se espera uma atuação mais agressiva daqueles eleitos pelo grupo que compõe a base do Prefeito: Baby (PSDB), Laurinho (PSDB), Miltinho Tomateiro (PSDB), Diego (PSDB) e Serginho da Eletrônica (PMDB). Mas eles podem contribuir na busca de um administrativo mais transparente. Por exemplo, as audiências públicas, que ocorrem na Câmara, não possuem divulgação eficiente, não incentivam a participação, sendo desestimulante tentar acompanha-las. Além disso, já estamos atrasados no cumprimento da Lei de Acesso à Informação, a 12.257.

A oposição
Na oposição, Marchelo (PT) é a novidade. Muitos dos seus votos lhe foram dados a partir de um cálculo político. Numa Câmara que prometia eleger uma esmagadora maioria de um grupo extremamente popular, uma oposição tímida pouco espaço conseguiria.
Mas é fundamental que ele evite polêmicas baratas de ruas. Esse comportamento prejudicaria a sua credibilidade e poderia até, em casos extremos, dar ensejo à perda do mandato por algo como quebra de decoro.
Vai precisar ter muita presença de espírito e inteligência para saber avançar, recuar, e usar os instrumentos jurídicos/legais que tem à disposição. Quanto mais atuante for, quanto mais incomodar, mais atacado será. Muitas das suas intenções e projetos serão facilmente frustrados – é óbvio, o que exigirá paciência e persistência.

Uma estratégia de comunicação
E fica aos novos o conselho, ignorado pelos atuais mandatários, de se aumentar a comunicação com a sociedade. Há textos neste blog que alcançam mais de 500 visualizações. Bem mais que a audiência da Câmara. Um blog de vereador, com presença no Facebook, teria um alcance ainda maior. Isso facilitaria um diálogo com o cidadão, aumentando a participação democrática. Sem negar os dividendos políticos para 2016.

LEIA TAMBÉM:
Paraibuna Opaca
Paraibuna, uma oligarquia?
Lei de Acesso à Informação entra em vigor


Nenhum comentário:

Receba as atualizações do meu blog no conforto do seu e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail e clique em "Subscribe":

Delivered by FeedBurner