terça-feira, 4 de outubro de 2011

Marcha, soldado!



Marcha da Liberdade
Ser “cool” hoje é marchar. Pela maconha, por Jesus, contra a corrupção. O que me interessa aqui é esta última.

Marchar pela maconha é algo efetivo: tentar mudar uma interpretação legal. Por Jesus, é uma manifestação de fé. Agora, marchar contra corrupção? Marchar contra o mal? Marchar contra a violência nas histórias da carochinha?

A nossa responsabilidade cidadã é muito maior que isso! Efetivamente, se tem político corrupto lá, é porque você colocou, ou deixou colocar. Como? Você não lê jornal, vota naquele cara indicado por um amigo, ou que te prometeu alguma coisa qualquer.

A marcha contra a corrupção é a marcha contra a nossa própria alienação. Quem é essa tal “corrupção” que vai se sentir intimidada? Sejamos efetivos.

E o perigo é a manipulação política desses jovens cheios de hormônios de cara pintada. Políticos oportunistas estão por trás desses movimentos.

Corrupção existe na sua prefeitura, no governo estadual no governo federal, na sua escola, na sua empresa, na sua casa. Corrupção sempre existiu e sempre vai existir. Deixemos de ser ingênuos. Acreditar que isso é fenômeno recente ou de um determinado partido é prova da nossa ignorância, baixo estudo.

A corrupção é controlada com o fim da sensação de impunidade e amedrontamento dos corruptores. Aí vai desde mudança do judiciário como do próprio cidadão empresário. Contribuir com uma campanha política na espera de benesses futuras? Veremos isso no ano que vem.

Não seja massa de manobra de grupos políticos. Se quer mudar a corrupção, comece pelo fim da sua alienação. Oba-oba e ilusão (marchar no feriado!) não muda país nenhum!

Visite minha coluna no Guia do Valemais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do seu blog. Parabéns.
http://youtu.be/pnwNNOWrbNI

Rogério Faria disse...

Obrigado!

E sinta-se à vontade para comentar e criticar os textos.

Abraço.

Joel Reis disse...

Boa análise caro amigo,

O mais engraçado é um individuo se juntar a tal marcha e depois das quatro horas de "marcha soldado cabeça de papel" achar que alguma coisa vai mudar. A mudança da "cultura da currupção" virá com atitudes individuais que estimulem e formem cidadãos saudaveis a vista da aceitação da corrupção.Agora dentro de um processo democratico exixte um principio que se não pratricado pelos individuos dão margem a má gestão publica e a corrupção, isso se chama: participação social, onde cada individuo tem o DEVER de pelo menos acompanhar as sessões de câmara, as prestações de contas, levar demandas aos conselhos municipais, frequentar audiências publicas entra outras.Com um ativismo cidadão generalisado mudaremos nosso municipio, estado, Pais e quiça o mundo!

Receba as atualizações do meu blog no conforto do seu e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail e clique em "Subscribe":

Delivered by FeedBurner