segunda-feira, 21 de março de 2011

Zepê e o ovo do fim do mundo


O desenhista Afonso Fortunato, empresário do ramo automotivo Cláudio Queiroz e eu trabalhamos num projeto para criação de um personagem de história em quadrinhos infantil.

Abaixo, posto o projeto com o roteiro da primeira HQ rascunhada pelo Afonso. No momento, estamos produzindo um álbum de 40 páginas com o personagem.

Clique na imagem abaixo, com o botão direito do mouse, para ler o roteiro de ZEPÊ E O OVO DO FIM DO MUNDO.


1. Apresentação do projeto

“As aventuras do Zepê” acontecem numa pequena cidade do interior, com sua arquitetura colonial preservada, Zepê aproveita a infância com seus amigos. Sua imaginação, alimentada pelo folclore caipira, coloca ele e seu melhor amigo, Guto, em aventuras fantásticas e divertidas - depois da aula, claro! Ora enfrentando o maligno corpo-seco, aprontando com o saci-pererê, fazendo armadilha pra pegar lobisomem, visitando a bruxa, dividindo o quarto com o Urso-de-óculos. As histórias são inspiradas em causos e experiências da infância dos próprios autores do projeto. Além de entreter, o objetivo é resgatar a cultura caipira, sem caricaturá-la.

2. Descrição de personagem

Zepê é uma criança feliz, imaginativa e aventureira. É baixinho, rosa, cabeça disforme, olhos pretos e grandes, quatros tentáculos no lugar de braços, sem pernas. Filho de uma mulher normal, sem pai, ninguém o vê como diferente, nem isso será tema das histórias. É como se apenas o leitor percebesse sua forma estranha. Ele é líder da sua turma, e têm uma imaginação alimentada pelo rico folclore caipira. Sua ingenuidade é confundida com coragem. Não nega uma boa aventura.

O Urso-de-Óculos, é um grande urso canadense, de óculos, que mora no quarto do Zepê, dormindo numa caixa de papelão. Trabalha durante a madrugada como segurança na fábrica de farinha. De manhã, quando chega do trabalho, conta as mais estranhas histórias (como a mãe de um dos autores deste projeto), alimentando a imaginação da criançada. Dorme durante o dia. Representa uma figura adulta que integra o universo fantástico das crianças ao tratá-las com respeito. Nas férias, visita a família no Canadá.

Guto é o melhor amigo do Zepê. Medroso, mas leal. Ele tem tem muita auto-estima e, por isso, se considera um “solucionador de problemas”. Diante de enrascadas, bola planos mirabolantes que, invariavelmente, são executados pelo Zepê, o qual sempre se dá mal.

O Corpo-Seco é o arqui-inimigo do Zepê e sua turma. Quando vivo, fora um homem muito mau. Agora, fica vagando pela cidade com suas vilanias. Sempre que alguma travessura muito grande acontece, a garotada percebe na hora que foi o danado. E não tem outro jeito, a não ser enfrentá-lo e salvar o dia.

Nenhum comentário:

Receba as atualizações do meu blog no conforto do seu e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail e clique em "Subscribe":

Delivered by FeedBurner