quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Ilusão


Assisti à refilmagem de “A Grande Ilusão”, cujo original é um dos melhores filmes que já vi e comentei aqui.

A história é, resumidamente, a trajetória de um caipira que se torna governador, e se corrompe, sendo acompanhada por um jornalista que vê sua vida amorosa e social desmoronar em razão da fidelidade devotada ao político.

O filme tem um elenco excepcional: Sean Penn, Jude Law, Anthony Hopkins, Kate Winslet, James Gandolfini, entre outros. E foi escrito e dirigido por Steven Zaillian, roteirista de “A Lista de Schindler”. Promissor.

Param aí os méritos da metragem.

Como filme isolado é uma porcaria, como refilmagem do clássico de 1949, de Robert Rossen, é lamentável. Tanto que o filme nem sequer saiu no cinema lá fora. Foi total catástrofe de crítica e público. No Brasil, o destino não foi diferente.

A trajetória de Willie Stark, o governador, não faz sentido nenhum. Enquanto, no original, a evolução (ou involução) do personagem se dá de forma crível e gradativa, mostrando exemplificativamente o corrompimento da alma do caipira, no filme de 2006, não há profundidade alguma. Fora a má atuação de Penn, exageradamente caricatural.

Todos os personagens são rasos demais e suas motivações inexistentes. No filme de Zaillian, não conseguimos entender porquê o jornalista Jack Burden, interpretado por Jude Law, é tão fiel ao político, e aceita destruir deliberadamente seus relacionamentos familiares, de amizade e amorosos. Outro exemplo é o romance de Stark com Anne Stanton (Kate Winslet), o qual não faz sentido algum na história.

Tentando fazer um “noir” político, ele abusa da narração, e diversas situações que são mostradas e desenvolvidas no filme de 49, aqui, são simplesmente contadas, não funcionando para envolver ou convencer o espectador.

Assim, o filme se torna algo cansativo e arrastado; e eu só fiquei até o fim para poder mesmo comparar com o anterior... E não tem comparação.

Consigo resumir esse texto todo em cinco letras: FUJAM.

(A Grande Ilusão/All the King’s Men – EUA/2006 - Um filme de Steven Zaillian - com Sean Penn, Jude Law, Anthony Hopkins, Kate Winslet e James Gandolfini)

Nenhum comentário:

Receba as atualizações do meu blog no conforto do seu e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail e clique em "Subscribe":

Delivered by FeedBurner