terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Bacana é contra a corrupção

O discurso anticorrupção viciou os debates partidários e sociais sobre política. Na verdade é uma máscara para o analfabetismo político. É fácil fugir do debate político ou terminá-lo prematuramente com esse argumento.

Mas também é lamentável como o fim da corrupção é vendido como remédio para todos os males sociais. Se não fosse ela, a educação seria melhor, a saúde seria melhor, teríamos melhores salários, seria o paraíso na Terra.

Concordo, é óbvio, que a corrupção é um mal que deveria ser extirpado. Mas isso é conto de fadas. Ela pode ser controlada e reprimida, através de mecanismos legais e participação social efetiva, mas nunca eliminada. Ela é inerente à condição humana em geral, e não exclusiva de um partido ou uma pessoa.

Assim, a corrupção é apenas um dos espectros da discussão. Cabem aí, projeto, formação, ideologias, transparência – quem discute isso?

Não querer discutir política por causa da corrupção, ou tê-la como a causa de todos os males sociais, é um excelente discurso, que transforma cidadãos preguiçosos e alienados em falsos intelectuais.


Originalmente publicado na minha coluna, Mau Humor, no Jornal Perseguição News de novembro de 2012.

Nenhum comentário:

Receba as atualizações do meu blog no conforto do seu e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail e clique em "Subscribe":

Delivered by FeedBurner