sábado, 23 de julho de 2011

Paraibuna se debate


A cidade necessita ser debatida. Isso exige uma maturidade do cidadão e do indivíduo. Os canais existem, mas a apatia social persiste.


Incapacidade para debater

Paraibuna ainda não aprendeu a se debater. Geralmente, os debatedores são rotulados como situação e oposição, na intenção de desqualificar o discurso. Trata-se de estratégia argumentativa manjada, mas ainda eficiente.

Dessa forma, o debate social se dá apenas entre pessoas de pontos de vista convergentes. Não evolui. E tudo se resume a um maniqueísmo, um disputa entre o Bem e o Mal.

Os políticos refletem essa incapacidade da sociedade para debater. Os poucos que acompanham as sessões da Câmara já devem ter percebido que o tema nunca é centro do debate. São sempre discutido interesses – pessoais ou partidários, com muita ironia, estrategemas, e ataques ao argumentista, não ao argumento.


Onde debater

Assim, debater é sempre aprender a debater. Exige humildade. Você tem de estar pronto para ser criticado, contrariado, desconstruído (capacidade de grandes argumentistas), errar e assumir o erro. Exige muito do indivíduo e do cidadão.

Os canais existem. Ainda nos falta uma mídia impressa que tenha como proposta criar espaço para o debate pluralista. Isso teria um poder de alcance significativo. Mas temos a internet, os conselhos, as sessões da Câmara e, sempre, a roda de amigos.

Na internet, começam a surgir os blogueiros se expondo a debater a cidade (links na lateral). A dificuldade para novas iniciativas está ligada sempre a alienação, comodismo, mas também ao orgulho próprio. Expor as próprias opiniões publicamente, além do círculo de familiares e amigos, é se sujeitar a errar, na gramática, na abordagem, na conclusão. Aí é muito importante esse trabalho de aprender humildade.

Nos conselhos municipais, sei de alguns que funcionam muito bem como o de turismo e o cultural, na Fundação Cultural. Outros, como o Conselho Municipal de Saúde, ainda engatinham. Neste último, a participação é, basicamente dividida em representantes da Administração Pública e representantes da sociedade. Porém, enquanto a administração tem seu quadro completo, os cidadãos representam, efetivamente, apenas 1/3 da sua composição. Isso por falta de interesse das pessoas, pois a participação está aberta.


A repressão

Por outro lado, há a repressão. Muitos paraibunenses têm medo de participar do debate com receio de represália estatal. Vimos o que aconteceu com a banda The Snobs, que, por aceitar debater Paraibuna foi proibida de tocar na festa da cidade pela Administração.

E muitos ainda dependem do emprego na Prefeitura ou dos negócios com a Prefeitura. Mas o debate não depende dessas pessoas. É claro que esses, em razão de seus interesses imediatistas, não virão num primeiro momento.


A humildade

A situação não tem o monopólio do discurso. A oposição não representa (e nem deveria) a sociedade opinitava. É o cidadão, sem rótulos partidários, e sem medo desses rótulos, que amadurecerá o debate político no município. Para isso, terá que ter a humildade de se expor.

Assine o blog, no canto superior esquerdo, e receba as atualizações diretamente no seu e-mail.

2 comentários:

jotavê disse...

É verdade! paraibuna não é capaz de "debater-se" mas vive "se debatento" no que fomos ou no que podemos ser.
Poucos gritam e muitos se ensurdecem como se o que está acontecendo não é nada comigo. Gerações foram silenciadas por um coronelismo dominante que ainda produz seus frutos. O exercício da cidadania ainda é um tabu pra muita gente e bicho de sete cabeças para a maioria de nossos jovens. Aqueles que ousam discutir o momento ou emitir opiniões são tambem rotulados pelo simples fato de que estão incomodando a tranquilidade de alguns acomodados.
É muito bom ver alguns jovens com pensamentos próprios e em busca de caminhos alternativos para a cidade.

Joel Reis disse...

Rogério,

O debate não se estende nem as rodas de amizade. Não compreendo porque: Ser apolítico parece ser de "todos" ou nós somos loucos.
Inclusive prefiro acreditar na segunda hipotese.
Acreditar na primeira é muito pessimismo.
Exelente texto; mas não compreendi a correlação imagem-texto?

Receba as atualizações do meu blog no conforto do seu e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail e clique em "Subscribe":

Delivered by FeedBurner